segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ninhada da Kirra



Após as longas semanas que antecedem o parto de uma terranova, no último dia 11 de outubro fomos recompensados com 9 lindos filhotes da cruza realizada entre o Sting e a Kirra. A dor nas costas presenteada pelas noites em claras ao lado da Kirra valeram a pena.



A expectativa começou no dia 10, quando a Kirra começou a apresentar visíveis sintomas de que a hora do parto se aproximava. Levei-a até a dra. Berenice, responsável pela inseminação, e fizemos mais uma eco para confirmar a saúde dos filhotinhos. Tudo dentro da normalidade e concordamos que poderíamos esperar até dia 12 para, em último caso, recorremos a cesariana. Voltei pra casa me preparando para a longa noite que vinha pela frente, iria ficar com a Kirra na maternidade do canil pronto para ajudá-la caso fosse necessário.

Tudo foi muito tranqüilo até as 2hs da manhã, quando a Kirra começou a ter as contrações. Elas duravam mais ou menos meia hora e davam pausas e 1 hora, até recomeçar tudo novamente. Cada vez que as contrações recomeçavam eu ficava na expectativa de ver quando sairia o primeiro filhote, mas as horas foram passando e os filhotes não apareceram. Minha ansiedade se transformou em preocupação e comecei a ligar para a dra Berenice, que foi acompanhando o caso a distância.

As 6 horas da manhã a Kirra estava nova, nem parecia ter passado pelos tormentos causados pelas contrações. Liguei novamente para a dra. Berenice e decidimos fazer uma nova eco para confirmar o estado de saúde dos filhotes. Coloquei a Kirra no carro e me dirigi até a clínica, onde a dra. já me esperava. Levei a Kirra até a eco onde podemos ver os batimentos dos filhotes quase parados, começou a correria. Optamos por fazer a cesariana naquele momento, preocupados com o risco de já ter perdido alguns dos filhotes.

A aflição durou até as 11:30hs, quando finalmente todos os filhotes já estavam na incubadora e a Kirra sendo fechada. Fiquei muito feliz ao ver aqueles nove filhotes, saudáveis e surpreendentemente grandes. Outra surpresa foi constatar as manchas brancas que eles traziam no peito, estava esperando filhotes 100% negros.



Voltei pra casa aliviado e fui descansar para a nova noite que estava a caminho. As 18hs busquei a Kirra e os filhotes na clinica e fui para o canil, a maternidade já estava pronta aguardando pela turma. Tudo certo até começar a apresentar a mamãe para seus filhotes, neste momento levamos um susto pois a Kirra rejeitou-os e tivemos que separá-la deles. Começou novamente a correria para mantê-los aquecidos com bolsas de água morna e preparando o leite especial para filhotes. Após alimentar todos eles trouxemos novamente a Kirra para a maternidade e aos poucos fomos introduzindo-a aos filhotes. Para nossa felicidade ela foi se aproximando dos filhotes aos poucos, primeiramente amamentou-os com o nosso acompanhamento até que os aninhou junto ao corpo e assumiu de vez toda a responsabilidade. Lindo ver como um cão do tamanho da Kirra cuida de filhotes tão pequenos e frágeis.

Felicidade completa, apesar dos sustos que tivemos o resultado foi melhor do que esperávamos. Todos filhotes são grandes e uniformes, nos surpreendendo com pequenas manchas brancas herdadas da mãe.

Aguardem em breve fotos da turma.

Um comentário:

  1. Que lindo!! Fico feliz em saber que todos nascersam bem e q a super mamãe tb está ótima! Já criei mini coelhos, apesar da diferença de tamanho entendo a aflição que teve qdo aparecem algumas complicações, mas no final a imagem deles fortes e saudáveis é a recompensa de cada noite de sono perdida. Vocês são de onde?? Quanto sai um filhotes desses e o que vcs oferecem qdo compramos um filhote de vcs??

    ResponderExcluir